segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

IRPF 2014: Ainda dá tempo de pagar menos


O ano de 2013 está acabando mais ainda dá tempo de pagar menos na declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2014, ano-base 2013. Mas vale lembrar que temos que fazer tudo conforme a lei, e não adianta inventar despesas médicas, porque o Fisco está cada vez mais rígido na fiscalização.

Três formas que podemos fazer para diminuir o imposto pago, utilizando o 13° salário:



1)     Gastos com saúde. Em caso de algum exame que você iria fazer em janeiro, por que não adiantar para dezembro? Com o valor pago você pode deduzir do IRPF 2013. Mas vale lembrar que esse procedimento poderá ser feito apenas se você realmente tem algum exame ou até cirurgia marcada para Janeiro.

Também podem ser deduzidos os gastos com psicólogo, dentista e até cirurgias plásticas (exceto nos casos de botox ou aumento no tamanho dos seios).

O caso do dentista segue a mesma linha, tratamento dentário e cirurgia dentária são validos para dedução, mas o clareamento dentário não.

No caso de uma cirurgia de valor alto, recomenda-se o pedido de um relatório médico, além da nota fiscal, para a comprovação do fisco.



2)     Gastos com educação também podem ser deduzidos antecipadamente. No caso de mensalidade escolar, você pode antecipar o pagamento da mensalidade de 2014 para 2013, porém o limite será de R$ 3.230,46 (No caso de casais), e de R$ 1.974,72 para dependentes, então tome cuidado para não pagar antecipadamente além da conta.



3)     Gastos com Previdência Privada. Para quem contratar ainda esse ano o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL), desde que esteja contribuindo para a Previdência Social (INSS), tem direito a abater todos as contribuições sobre os rendimentos tributáveis como pró-labore e salários em 2014, mas com um limite de 12%.

Porém se resgatar esse dinheiro anos depois, pagará IR sobre a contribuição, em compensação.

E tome muito cuidado, porque ele não é feito para abater no IR, é feita para fins de aposentadoria.

É preciso tomar cuidado também no caso da escolha pela Vida Geradora de Benefício Livre (VGBL), pois não permite a dedução no imposto de Renda, ele é bom apenas para quem não tem rendimentos muito altos.



Mas lembrem-se, esses tipos de deduções tem que ser feito tudo dentro da lei, sem a invenção de despesas médicas, por exemplo.

E esses gastos podem ser deduzidos apenas na declaração do modelo completa, as declarações simplificadas não abatem essas despesas. Portanto, recomenda-se o preenchimento completo da declaração, e o próprio programa te mostrará qual a forma que será mais vantajoso.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Brasileiros atingiram R$ 1,5 trilhão de impostos pagos em 2013


O brasileiro atingiu a impressionante marca de R$ 1,5 trilhão pago em impostos em 2013, na ultima segunda-feira, as 10h da manhã, conforme registrado pelo Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
Mais uma vez nos deparamos com uma alta carga tributária e o retorno desses impostos são quase zero.
Nos últimos anos os impostos passaram a crescer mais que a economia, uma prova disso é que o mesmo montante foi alcançado em 2012 no dia 28 de Dezembro, ou seja, 19 dias depois se comparando a 2013, havendo uma alta de 3% de impostos.
O problema não é apenas a alta de impostos, mas também o pequeno retorno que temos deles.
Esta na hora de o governo fazer mais pela economia e pelo empreendedor brasileiro.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Fisco muda plano e só vai preencher IR de quem tem certificado digital

A Secretaria da Receita Federal abortou os planos de preencher a declaração de Imposto de renda de todos os contribuintes que optam pelo modelo simplificado a partir de 2014 – um processo que facilitaria a vida de mais de 18 milhões de pessoas. No próximo ano, somente os contribuintes que possuem certificado digital, cerca de um milhão de trabalhadores até o momento, ainda segundo o Fisco, poderão contar com este benefício.

O anúncio de que as declarações de todos os contribuintes que optam pelo modelo simplificado de declarar IR viriam pré-preenchidas pelo Fisco a partir do ano que vem, cabendo às pessoas apenas confirmar ou alterar os dados apresentados, foi feito em novembro de 2011, pelo secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, informação confirmada novamente no mesmo mês de 2012 pelo supervisor nacional do IR da Receita Federal, Joaquim Adir.

O Fisco informou ao G1 que o principal motivo para postergar o início da declaração pré-preenchida para todos contribuintes que optam pelo modelo simplificado é a segurança. A Receita Federal negou ainda que o atraso nos planos de implementar este modelo a partir do ano que vem tenha relação com os cortes de gastos implementados pelo Tesouro Nacional no Orçamento do Fisco neste ano. O órgão também não confirmou quando este modelo pré-preenchido será adotado para todos contribuintes que optam pelo modelo simplificado.

Dados do Fisco mostram que cerca de 70% dos mais de 26 milhões de contribuintes que entregaram IR em 2013, ou seja, mais de 18 milhões de pessoas, optaram pelo modelo simplificado de declaração do Imposto de Renda. Seriam justamente estas as pessoas beneficiadas pelo modelo pré-preenchido de declarar IR. Pelo modelo completo, o contribuinte pode deduzir gastos com educação, saúde, empregada doméstica e com os filhos, além de contribuições a entidades de assistência social, entre outros.
 
Fonte: G1

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Como calcular seu 13° salário?

Bom dia,

Para começar o blog um artigo sobre como se calcula o 13° salário.




O 13° salário é um dos benefícios dado ao trabalhador como um modo de gratificação de Natal, e é recebido todo final de ano, com a primeira parcela em Novembro e a segunda em Dezembro.
Mas você sabe qual o valor correto a receber? O calculo é simples, basta pegar seu salário, dividir por 12 e multiplicar pelos meses que você trabalhou.

Exemplo 1:
Salário: R$1.000,00
Meses trabalhado: 12 Meses

Calculo: 1.000,00/12 = 83,3333...x12 = R$ 1.000,00

Valor da primeira parcela = R$ 500,00 (1.000,00/2)

Valor da segunda parcela = R$ 420,00*

*Lembrando que no calculo do 13º. Salário também há um desconto do INSS na SEGUNDA parcela, no caso do salário bruto de R$ 1.000,00 são descontados 8%, portanto R$ 1.000,00x8% = R$ 80,00.
Logo temos, R$ 1.000,00 – R$ 500,00 (primeira parcela) – R$ 80,00 (INSS) = R$ 420,00.

Exemplo 2:
Salário: R$1.500,00
Meses trabalhado: 10 Meses

Calculo: R$ 1.500,00/12 = R$ 125,00 x 10 = R$ 1.250,00

Valor da primeira parcela = R$ 625,00 (R$ 1.250,00 / 2)

Valor da segunda parcela = R$ 512,50 ( R$ 1.250,00 – R$ 625,00 – R$ 112,50)*

*Note que, neste caso, o valor do INSS é de 9%, porque o salário ultrapassa o teto de R$ 1.247,70 para porcentagem de 8%. Portanto, R$ 1.250,00 x 9% = R$ 112,50.

Vale lembrar ainda que para aqueles que tiverem recebido aumento durante o ano calendário, é necessário fazer a média do salário recebido durante o ano.
Exemplo 3:

Salário durante 10 meses = R$ 1.000,00
Salário durante 2 meses = R$ 1.500,00
Média = 1.000,00 x 10 + 1.500,00 x 2 / 12 = R$ 1.0833,33.

O percentual de desconto do INSS varia de acordo com o salário: para salários de até R$ 1.247,70, o percentual é de 8%; para salários de R$ 1.247,71 até R$ 2.079,50, a alíquota é de 9%; e para salários acima de R$ 2.079,51, o percentual é de 11%, até o limite de R$ 457,49 (teto).
Também há casos em que incide o desconto de IRRF.